SIMULADO DIREPLAN
MECÂNICA BÁSICA
MECÂNICA BÁSICA TRAN.V
1-O defeito mais comum no carburador caracteriza-se por
a) velas queimadas.
b) filtro de ar furado.
c) entupimento.
d) tanque de combustível furado.
e) rompimento do cabo do acelerador.
2-Os principais sistemas do veículo são:
a) motor, câmbio, diferencial, freio.
b) motor, transmissão, direção, suspensão, freio.
c) motor, embreagem, cardã, eixo motriz, semi-árvore.
d) motor, molas, amortecedores, pneus.
e) motor, freio, escapamento.
3-Fazem parte do sistema de suspensão de um veículo:
a) cilindro mestre, estabilizador.
b) molas, caixa de direção.
c) coroa/pinhão e pastilhas.
d) correia dentada e ventoinha.
e) molas, amortecedores.
4-Os amortecedores têm por função
a) evitar o atrito dos pneus com o solo.
b) auxiliar a mudança de direção nas curvas.
c) reduzir os movimentos bruscos da mola.
d) aumentar a vida dos pneus.
e) reduzir a velocidade.
5-São elementos do sistema de freio:
a) disco de fricção, aditivo, lonas de freio.
b) cabos primários, cabo secundário, travas.
c) cilindro mestre, disco, tambor.
d) eixo primário, eixo secundário, trem de engrenagens.
e) coroa/pinhão e lonas.
6-Os tipos de freios são:
a) mecânico, hidráulico.
b) hidráulico, hidramático.
c) antifricção, hidropneumático.
d) mecânico, eletromagnético.
e) mecânico, elétrico.
7-A finalidade da sangria no sistema de freios é
a) aumentar a pressão do pedal de freio.
b) evitar que as lonas se atritem no tambor de freio.
c) melhorar a sua lubrificação.
d) manter a altura do pedal constante.
e) eliminar bolhas de ar do sistema de freio.
8-O freio de estacionamento, geralmente, atua
a) nas rodas dianteiras.
b) na transmissão.
c) nas rodas traseiras.
d) no eixo cardã.
e) nas quatro rodas.
9-Fazem parte da embreagem:
a) platô, disco de fricção e rolamento da embreagem.
b) junta homocinética e pivôs.
c) bandejas e barras de sustentação.
d) pedal e câmbio.
e) molas e amortecedores.
10-A finalidade do filtro de combustível é
a) controlar a pressão de combustível.
b) aumentar o fluxo de combustível.
c) evitar o excesso de combustível.
d) reter as impurezas do combustível.
e) reter as impurezas do ar.
11-A finalidade do carburador é
a) bombear o combustível para o motor.
b) pressionar o combustível para o interior do cilindro-mestre.
c) pressionar o ar para a câmara de combustão.
d) manter a temperatura do ar limpo e aquecido.
e) misturar o ar com o combustível na proporção recomendada.
12-Nos veículos mais modernos, o carburador vem sendo substituído por:
a) ignição eletrônica.
b) distribuidor e bobina.
c) ignição e injeção eletrônica.
d) ligação direta.
e) injeção eletrônica.
13-Fazem parte do sistema elétrico:
a) radiador e ventoinha.
b) carburador e filtro de ar.
c) catalisador e canos de exaustão.
d) cabeçote, cilindros e pistão.
e) bateria, distribuidor e bobina.
14-Os sistemas de arrefecimento existentes podem ser:
a) somente a ar.
b) somente a água.
c) a álcool e a gasolina.
d) a água e a álcool.
e) a ar e a água.
15-Fazem parte do sistema arrefecido a água:
a) filtro de água e cárter.
b) ventoinha e alternador.
c) aditivos e distribuidor.
d) ignição e injeção eletrônicas.
e) radiador, bomba d’água e ventilador.
16-Uma das peças fundamentais do sistema de arrefecimento é
a) a bomba de combustível.
b) o alternador.
c) o distribuidor.
d) a ventoinha.
e) a bateria.
17-A finalidade do sistema de arrefecimento é
a) controlar as rotações do motor.
b) evitar o atrito das peças móveis do motor.
c) aquecer o motor.
d) reduzir a potência do motor.
e) manter a temperatura ideal de trabalho do motor.
18-A finalidade da válvula termostática é
a) diminuir o fluxo da água quando atingir a temperatura ideal.
b) impedir a passagem de água do radiador para o carburador.
c) indicar a temperatura quando o fluxo de água diminui.
d) impedir a passagem da água do radiador para o motor.
e) permitir a passagem de água do motor para o radiador quando a temperatura ideal for atingida.
19-O sistema de lubrificação tem a função de
a) diminuir o atrito e refrigerar as peças móveis do motor.
b) aquecer as peças móveis do motor.
c) alimentar o atrito e esquentar o motor para obter maior potência.
d) reduzir a emissão de gases poluentes.
e) refrigerar o radiador.
20-O instrumento do painel que indica a velocidade desenvolvida pelo veículo é o
a) odômetro.
b) tacógrafo.
c) manômetro.
d) velocímetro.
e) termômetro.
21-O painel de instrumentos do veículo serve para
a) completar a decoração interna do veículo.
b) indicar todo e qualquer tipo de defeito do veículo.
c) indicar a velocidade do veículo.
d) orientar o condutor sobre as condições gerais do veículo.
e) indicar os caminhos alternativos no trânsito.
22-Amperímetro, odômetro, botão de luzes e do limpador de pára-brisas são
a) componentes externos do painel.
b) instrumentos do painel.
c) órgãos auxiliares do motor.
d) equipamentos obrigatórios.
e) equipamentos, que auxiliam na escolha do melhor caminho.
23-O velocímetro é importante para o condutor porque
a) indica a quilometragem percorrida pelo veículo.
b) permite ao condutor diminuir a velocidade e fazer mudança de marchas.
c) indica a velocidade desenvolvida pelo veículo.
d) impede que o veículo atinja uma velocidade superior a 80 km/h.
e) orienta a velocidade adequada à situação presente.
24-Assinale na folha de respostas a alternativa correta.
a) Manômetro: indica a pressão do óleo no motor.
b) Termômetro: indica a descarga da bateria.
c) Amperímetro: indica o nível da água no radiador.
d) Odômetro: indica o nível de combustível.
e) Tacógrafo: registra a pressão dos pneus.
25-Assinale na folha de respostas a alternativa correta.
a) Termômetro: indica a pressão do óleo do motor.
b) Voltímetro: indica o número de voltas das rodas.
c) Manômetro: indica o nível da água no radiador.
d) Odômetro: indica o nível de combustível.
e) Amperímetro: indica a carga do dínamo e a descarga da bateria.
26-O instrumento do painel que indica a temperatura do motor é o
a) amperímetro.
b) termômetro.
c) odômetro.
d) manômetro.
e) tacômetro.
27-Os principais componentes do sistema de transmissão são:
a) caixa de marcha, carburador e distribuidor.
b) direção hidráulica e alavanca do câmbio.
c) embreagem e câmbio.
d) motor, rodas e pneus.
e) molas e amortecedores.
28-O termômetro é utilizado para indicar
a) alterações na composição do fluido de freio.
b) a temperatura do motor.
c) a temperatura do combustível.
d) a temperatura no interior do veículo.
e) a temperatura no exterior do veículo.
29-O distribuidor faz parte do sistema
a) de freio.
b) automático.
c) elétrico.
d) de transmissão.
e) de arrefecimento.
30-A circulação da água entre o motor e o radiador é forçada
a) pelo carburador.
b) pela bomba d’água.
c) pela bomba de óleo.
d) pela roda d’água.
e) pela correia dentada.
31-Quem movimenta as rodas dianteiras, lateralmente, colocando o veículo na direção desejada pelo condutor é o sistema de
a) direção.
b) freios.
c) transmissão.
d) suspensão.
e) arrefecimento.
32-A válvula de admissão do motor controla a entrada
a) dos gases nos cilindros.
b) dos gases resultantes da queima.
c) e a saída dos gases no cilindro.
d) dos gases no carburador.
e) de água no radiador.
33-A válvula de escape controla
a) a entrada dos gases nos cilindros.
b) a saída dos gases resultantes da queima.
c) a entrada e saída dos gases resultantes da queima.
d) a saída dos gases do carburador.
e) a saída de água do radiador.
34-As peças que compõem o motor necessitam de lubrificação para
a) garantir a temperatura ideal do motor.
b) o veículo pegar facilmente de manhã.
c) reduzir seu desgaste e aquecimento.
d) engatar melhor as marchas.
e) aumentar a sua potência.
35-A bateria do veículo é responsável pelo funcionamento
a) da suspensão.
b) da embreagem.
c) do pedal do freio.
d) de equipamentos elétricos do veículo.
e) do sistema de transmissão.
36-O alternador/dínamo é responsável por
a) gerar potência para o motor.
b) acumular a energia dissipada no motor.
c) criar a centelha necessária para explosão da mistura de ar e combustível.
d) fazer funcionar o rádio do veículo.
e) gerar carga suficiente para manter a bateria carregada.
37-A bobina, as velas e o distribuidor
a) geram carga suficiente para manter a bateria carregada.
b) fazem funcionar os equipamentos elétricos do veículo.
c) criam a centelha necessária para a explosão da mistura de ar e combustível.
d) geram potência para o motor.
e) podem substituir a bateria.
38-O sistema elétrico é responsável pelo acionamento
a) do freio de pedal.
b) do cabo de embreagem.
c) da válvula de admissão.
d) do carburador.
e) do sistema de partida do veículo.
39-O sistema responsável pelo acionamento dos equipamentos de sinalização do veículo é o sistema
a) de freios.
b) de transmissão.
c) de suspensão.
d) elétrico.
e) de alavancas.
40-O componente do sistema de transmissão que permite ao condutor ajustar, pela troca de marchas, a relação entre a rotação do motor e a velocidade das rodas é o
a) alternador.
b) distribuidor.
c) cabo da embreagem.
d) câmbio.
e) acelerador.
42-Banda de rodagem, carcaça de lonas, talões e flancos fazem parte do
a) motor.
b) freio.
c) roda.
d) pneu.
e) estofamento dos bancos.
43-Conforme a disposição dos fios de reforço das lonas, o pneu pode ser
a) tala larga.
b) radial ou diagonal.
c) com câmara ou sem câmara.
d) slick (liso) ou para chuva.
e) de perfil alto ou baixo.
44-Os gases gerados pelo motor são eliminados
a) pelas janelas.
b) pelo silenciador.
c) pela ventoinha.
d) pelo escapamento.
e) pela ventilação do motor.
45-A função do silenciador no veículo é
a) permitir o movimento do volante, controlando o rumo e as manobras do veículo.
b) criar a centelha necessária para a explosão da mistura de ar e combustível.
c) permitir uma partida suave do veículo.
d) diminuir os ruídos vindos da descarga dos gases gerados pelo motor.
e) reduzir drasticamente os níveis de emissão de gases.
46-O sistema que absorve os impactos da roda com o solo, evitando que eles se reproduzam diretamente nos ocupantes do veículo é o sistema de
a) direção.
b) suspensão.
c) transmissão.
d) freios.
e) rodagem (pneus/rodas).
47-Nos veículos com transmissão mecânica os principais componentes do sistema são:
a) embreagem, câmbio.
b) eixo primário.
c) pivô e barra estabilizadora.
d) amortecedores, molas, pneus e rodas.
e) transmissor e receptor.
48-A finalidade da embreagem é
a) não deixar o motor morrer.
b) transmitir progressivamente a potência do motor para a caixa de câmbio e rodas.
c) transmitir o movimento do pedal para o engate e desengate do câmbio.
d) evitar trancos no câmbio.
e) permitir a redução de velocidade do veículo.
49-Para saber se a bateria do seu veículo está descarregada você deve observar:
a) o motor com muita vibração.
b) a luz indicadora no painel acesa, ou o voltímetro.
c) o veículo afogado.
d) o veículo dar solavancos.
e) o radiador.
50-A finalidade principal do conjunto de molas é
a) evitar a quebra da suspensão.
b) reduzir o atrito dos pneus no solo.
c) parar o veículo.
d) reduzir o impacto, em caso de acidentes.
e) sustentar o veículo mesmo parado.
51-A quilometragem percorrida pelo veículo é indicada pelo
a) odômetro.
b) velocímetro.
c) manômetro.
d) conta-giros.
e) termômetro.
52-A baixa calibragem dos pneus
a) aumenta a vida útil dos pneus.
b) facilita as manobras.
c) altera o balanceamento dos pneus.
d) causa desgaste dos pneus.
e) traz maior conforto aos ocupantes do veículo.
53-Ao utilizar um veículo com o motor ainda frio deve-se
a) aguardar a temperatura ideal dos pneus, antes de sair.
b) pressionar o acelerador até o assoalho do veículo, antes de dar a partida.
c) acelerar bastante, para atingir a temperatura ideal.
d) evitar acelerações bruscas, até o motor atingir a temperatura ideal.
e) dar a partida mais lentamente.
54-O sistema do veículo que permite a comunicação com os outros usuários da via, indicando conversões, freadas, marcha a ré, é o sistema de
a) suspensão.
b) direção.
c) transmissão.
d) sinalização.
e) freios.